Capitalização de Juros & Anatocismo: Tabus, Equívocos e Interesses

O principal objetivo deste livro é corrigir a história mal contada sobre a origem das tabelas utilizadas para o cálculo de prestações, bem como restabelecer a verdade sobre a participação de alguns matemáticos na dedução de fórmulas de uso rotineiro.

 

Por isso, além de outras inconsistências teóricas e históricas, esse livro faz uma ampla discussão sobre o conceito de capitalização de juros e anatocismo, demonstrando matematicamente a existência de juros compostos na Tabela Price e, diferentemente do que pensam alguns incautos, o processo de cobrança de juros sobre os juros existente na Tabela SAC (Sistema de Amortização Constante). Enfim, essa obra vem para contribuir com o debate acadêmico sobre capitalização de juros, com foco em peritos, contadores, administradores, economistas, consultores, advogados, auditores, gerentes e outros profissionais que fazem uso da matemática financeira no seu dia a dia.

 

Sobre o Livro

Depois de escrever vários trabalhos e fazer diversas palestras sobre as restrições à capitalização de juros, percebi que a maioria dos meus leitores e ouvintes ainda não tinha entendido os fundamentos históricos e práticos dessa questão que, lamentavelmente, continua polêmica. Como professor de Matemática Financeira desde os anos 1970, autor de livros sobre essa matéria, estudioso do assunto e consciente da responsabilidade que julgo ter perante o ensino e a educação financeira da nossa sociedade, senti-me na obrigação de apresentar um trabalho que pudesse ajudar no esclarecimento dessa questão, tendo em vista a sua importância para o mercado financeiro e para as Ciências Econômica, Financeira e Jurídica.

 

Considerando tudo que li, estudei e pesquisei, estou absolutamente seguro de que a nossa legislação envolvendo o assunto anatocismo (cobrança de juros sobre juros) precisa ser urgentemente revista. Trata-se de uma legislação confusa, contraditória, incoerente, inconsistente e sem nenhum respeito à lógica das práticas operacionais utilizadas no Brasil e no mundo, e contrariando tudo aquilo que nós, professores de Economia e Finanças, ensinamos em nossas aulas e livros.

 

O principal objetivo deste livro é mostrar a inviabilidade da utilização de critérios lineares nas operações de empréstimos ou investimentos, devido a sua inconsistência financeira e às consequentes distorções que provocam. Também faz parte dos objetivos corrigir a história mal contada sobre a origem das tabelas utilizadas para o cálculo de prestações, bem como restabelecer a verdade sobre a participação de alguns matemáticos na dedução de fórmulas de uso rotineiro.

Livro Impresso

Páginas
130
Peso
320g
Ano de Publicação
2022
Dimensões
16 x 23 x 2 cm
Material
Brochura c/ orelha
Book Icon

Livro Digital

Páginas
130
Disponível
Na Hora
Ano de Publicação
2022
Download
Imediato
Material
Digital

Clientes que viram esse livro, viram também esses

Perícia Bancária: casos práticos (vol. 04)
Perícia Tributária: Estratégias & Transações
Perícia Contábil: Casos Práticos
Livro Formação de Peritos Judiciais: do Zero à entrega do Laudo – 2º ed (atualizado)
Perícia Bancária: casos práticos (vol. 03) – A defesa do executado
Heuréka: Descobertas e Revelações

Veja o que dizem nossos leitores

User Fallback

Adilson de Souza Matheus

5/5
❝ A experiência prática e a didática ministrada pelo Prof. Edilson realmente é de contagiar quem busca não só o certificado, e sim de conhecimento prático na lida da perícia judicial frente a todos os desafios do dia a dia! Perfeitamente recomendado! ❞
User Fallback

Susana Regina Scheeren Benedetti Misturini

5/5
❝ As explicações são detalhadas, exemplificadas, um perfeito passo a passo pata quem quer atua na área da perícia trabalhista. ❞

Receba Ofertas Exclusivas

Quer receber ofertas exclusivas e antecipadas de lançamentos ou promoções de nossos livros? Inscreva-se abaixo para não perder nenhuma.

Quer uma atendimento personalizado?