Search
Close this search box.

Capitalização de Juros & Anatocismo: Tabus, Equívocos e Interesses

O principal objetivo deste livro é corrigir a história mal contada sobre a origem das tabelas utilizadas para o cálculo de prestações, bem como restabelecer a verdade sobre a participação de alguns matemáticos na dedução de fórmulas de uso rotineiro.

 

Por isso, além de outras inconsistências teóricas e históricas, esse livro faz uma ampla discussão sobre o conceito de capitalização de juros e anatocismo, demonstrando matematicamente a existência de juros compostos na Tabela Price e, diferentemente do que pensam alguns incautos, o processo de cobrança de juros sobre os juros existente na Tabela SAC (Sistema de Amortização Constante). Enfim, essa obra vem para contribuir com o debate acadêmico sobre capitalização de juros, com foco em peritos, contadores, administradores, economistas, consultores, advogados, auditores, gerentes e outros profissionais que fazem uso da matemática financeira no seu dia a dia.

 

Sobre o Livro

Depois de escrever vários trabalhos e fazer diversas palestras sobre as restrições à capitalização de juros, percebi que a maioria dos meus leitores e ouvintes ainda não tinha entendido os fundamentos históricos e práticos dessa questão que, lamentavelmente, continua polêmica. Como professor de Matemática Financeira desde os anos 1970, autor de livros sobre essa matéria, estudioso do assunto e consciente da responsabilidade que julgo ter perante o ensino e a educação financeira da nossa sociedade, senti-me na obrigação de apresentar um trabalho que pudesse ajudar no esclarecimento dessa questão, tendo em vista a sua importância para o mercado financeiro e para as Ciências Econômica, Financeira e Jurídica.

 

Considerando tudo que li, estudei e pesquisei, estou absolutamente seguro de que a nossa legislação envolvendo o assunto anatocismo (cobrança de juros sobre juros) precisa ser urgentemente revista. Trata-se de uma legislação confusa, contraditória, incoerente, inconsistente e sem nenhum respeito à lógica das práticas operacionais utilizadas no Brasil e no mundo, e contrariando tudo aquilo que nós, professores de Economia e Finanças, ensinamos em nossas aulas e livros.

 

O principal objetivo deste livro é mostrar a inviabilidade da utilização de critérios lineares nas operações de empréstimos ou investimentos, devido a sua inconsistência financeira e às consequentes distorções que provocam. Também faz parte dos objetivos corrigir a história mal contada sobre a origem das tabelas utilizadas para o cálculo de prestações, bem como restabelecer a verdade sobre a participação de alguns matemáticos na dedução de fórmulas de uso rotineiro.

Livro Impresso

Páginas
130
Peso
320g
Ano de Publicação
2022
Dimensões
16 x 23 x 2 cm
Material
Brochura c/ orelha
Book Icon

Livro Digital

Páginas
130
Disponível
Na Hora
Ano de Publicação
2022
Download
Imediato
Material
Digital

Clientes que viram esse livro, viram também esses

Livro Formação de Peritos Judiciais do Zero à entrega do Laudo – 2º ed
Perícia Bancária: casos práticos (vol. 03) – A defesa do executado
Heuréka: Descobertas e Revelações
Livro Perícia Bancária: casos práticos
Perícia Judicial em Apuração de Haveres
Livro Perícia Bancária: casos práticos (vol. 02)

Veja o que dizem nossos leitores

User Fallback

Adilson de Souza Matheus

5/5
❝ A experiência prática e a didática ministrada pelo Prof. Edilson realmente é de contagiar quem busca não só o certificado, e sim de conhecimento prático na lida da perícia judicial frente a todos os desafios do dia a dia! Perfeitamente recomendado! ❞
User Fallback

Susana Regina Scheeren Benedetti Misturini

5/5
❝ As explicações são detalhadas, exemplificadas, um perfeito passo a passo pata quem quer atua na área da perícia trabalhista. ❞

Receba Ofertas Exclusivas

Quer receber ofertas exclusivas e antecipadas de lançamentos ou promoções de nossos livros? Inscreva-se abaixo para não perder nenhuma.

Quer uma atendimento personalizado?